Jacareí

Empresário de Jacareí já morou na rua e é considerado exemplo de superação

Larissa Martins

Publicado

há 5 anos

em

Empresário de Jacareí já morou na rua e é considerado exemplo de superação

Uma história de vida emocionante e inspiradora. Na entrevista dessa semana, caros leitores, vocês conhecerão um pouco sobre a história de vida do jacareiense Volner Antunes, 46 anos, que foi usuário de todos os tipos de drogas e álcool, e chegou a ser morador de rua durante algum tempo. Mas, ele decidiu que não queria mais essa vida de sofrimento, se esforçou e hoje é empresário.
Um grande exemplo de inspiração, Volner, que é natural do Rio de Janeiro, hoje vive com a família, com a esposa e dois filhos e orgulha-se de contar sua história de mudança. Chegou à Jacareí aos 5 anos de idade, conta que teve uma infância humilde, mas feliz; sua vida era “normal” como ele descreve, só que na adolescência começou a mudar. Mas o empresário enfatiza que o mais importante para a restauração acontecer é procurar ajuda, pois “sozinho ninguém chega a lugar algum”.
Quando você começou a experimentar algum tipo de droga?
 “Foi cedo, eu comecei a trabalhar aos 8 anos de idade e até os 14 minha vida era completamente “normal”, mas justamente na adolescência foi quando tudo mudou, novos amigos, muita curiosidade em aprender e conhecer de tudo. Achava que tudo estava sob controle..”
E como foi que você percebeu que alguma coisa estava errada? Quando isso ocorreu?
“Eu pensava comigo que trabalhava muito e nunca conquistava nada. Eu fui me afastando das pessoas que mais amava. Fui perdendo o interesse por mais conhecimento. Também fui perdendo a vontade de trabalhar, pois não conseguia enxergar as conquistas. Eu não conseguia ouvir os amigos e familiares, achando que estavam dando sermões e não tentando abrir meus olhos. Assim eu fui me destruindo aos poucos. Infelizmente foram 26 anos de um lento e doloroso suicídio. Passei 26 anos usando todos os tipos de drogas e 18 anos usando crack. Abandonei tudo e todos..”
Sobre morar na rua, por quanto tempo ocorreu? Você chegou a morar durante todo esse período nas ruas?
“Não foi durante todo o tempo, mas eu morei na rua por 3 vezes. Na última vez eu já estava limpo, sem usar álcool e nem drogas, porém a minha casa tinha virado uma “cracolândia” e para não usar mais tive que sair daquele local. A casa estava tão horrível que era a mesma coisa que morar na rua, dormindo no chão… Então, no total acredito que eu tenha ficado na rua por 1 ano e 10 meses, o que foi uma eternidade para mim..”
Quando você decidiu que era hora de mudar de vida e procurar um caminho melhor?
“Chegou um dia em que eu me cansei de tanto sofrimento e humilhação. Procurei ajuda, pois sozinho ninguém chega a lugar algum. Fui levado por um amigo das ruas a um lugar chamado Centro Pop aqui em Jacareí e foi onde eu encontrei apoio. Já estava há dias sem me alimentar e sem banho. Lá eles me disseram que eu poderia tomar um banho e me alimentar.”
E como foi o processo de recuperação?
“O processo de recuperação é para a vida toda. Quando cheguei ao Centro Pop eles me ouviram, e foi aí que percebi que eu poderia mudar. Agarrei as oportunidades que apareceram. Tirei meus documentos novamente. Passei a frequentar grupo de auto-ajuda e voltei a estudar. Fiz a inscrição na ETEC em Jacareí para agrimensura e passei. Me formei em 2014 e exerci a profissão até 2016, mas o mercado parou. Assim eu resolvi mudar de área e abri a UHUUUUU ESTÉTICA AUTOMOTIVA, onde hoje eu cuido de automóveis. Casei novamente com uma amiga de adolescência que reencontrei depois de 25 anos e tenho um relacionamento muito bom com os meus filhos e com os meus familiares.”
Se fosse dar uma dica para quem está nessa vida hoje, qual seria?
“Bom, eu diria à eles que não desistam, peçam ajuda. Você não está sozinho, a recuperação é para quem quer e está disposto a mudar, mantenha sua mente aberta para que novas ideias e novos ideais possam fazer parte dessa nova maneira de viver. Acreditar que é possível é o primeiro passo..” 
HOBBY: “Viajar”. 
um amor: "Minha esposa Marilda".
momento inesquecível: "São muitos momentos".
Um Lugar? "Rio de Janeiro".
Uma inspiração? "Meus filhos".
Uma música? "Negro drama - Racionais MC's".
o que te define? “Ser decidido e com mente aberta”.
não vive sem? "Minha família".

Larissa Martins é repórter no Jornal O Novo.