Jacareí tem semana de conscientização e segurança no trânsito para comemorar o Dia do Ciclista no País

Divulgação PMJ

No último domingo, 19, foi comemorado o Dia do Ciclista em todo o país. Por este motivo, a Prefeitura Municipal de Jacareí, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, preparou uma semana de lazer voltada ao público, com diversas ações educativas. A Campanha começou nesta segunda feira, 20, e foi finalizada nesta sexta feira, 24. Durante a semana houve blitzes educativas, conscientização nas ruas e pontes, além de panfletagem.
Segundo a Prefeitura, o objetivo da campanha foi promover o respeito entre ciclistas, motoristas, motociclistas, pedestres e conscientizar a população para que tenham boas atitudes, promovendo mais segurança no trânsito. Outra proposta realizada foi de estímulo ao uso da bicicleta como meio de transporte e a prática esportiva como instrumento de vida, utilizando sempre os equipamentos de proteção. A Gerência de Educação para o Trânsito instalou placas educativas nas pontes Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora do Rosário, com a inscrição
“Ciclista, para a sua segurança, desça da bicicleta ao atravessar a ponte!”. Nesta segunda feira, 20, das 19 às 20h, no EducaMais de Jacareí houve uma palestra aberta ao público, sobre Segurança no Trânsito, ministrada pelo ciclista paraolímpico, professor de educação Física, e quatro vezes campeão brasileiro na classe C1, Marcos Roberto Ribeiro. Segundo dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito (INFOSIGA)
do Estado de São Paulo, 39% dos acidentes fatais envolvendo ciclistas ocorrem entre o horário da noite, entre
as 18h e às 24h. Em Jacareí, de acordo com a Prefeitura, foram 67 acidentes envolvendo bicicletas no primeiro semestre de 2017, sendo dois com vítima. No mesmo período deste ano foram 50, sendo dois com vítimas e ocorridos em rodovias.