Guararema está na fase laranja do Plano SP e deve respeitar imposições da fase vermelha aos finais de semana

Medidas mais restritivas valem para os finais de semana do dia 30 e 31 de janeiro e entre 6 e 7 de fevereiro

Divulgação

Durante a tarde da sexta-feira, dia 22, foi anunciado pelo Governo do Estado de São Paulo a fase vermelha em todas as cidades paulistas durante a semana, das 20h às 6h, e também nos próximos finais de semana (30 e 31 de janeiro, 6 e 7 de fevereiro). Até o dia 8 de fevereiro, nenhuma regional de saúde será mudada para as fases amarela e verde.

Ainda no pronunciamento, foi definido que toda a região da Grande São Paulo (incluindo o Alto Tietê) está na fase laranja do Plano SP, na qual os comércios devem funcionar com capacidade 40% limitada; horário reduzido (8 horas), após as 6h e antes das 20h; o consumo local em bares não é permitido; e existe a proibição de atividades com público em pé.

Já na fase vermelha, que deve ser aplicada aos finais de semana, não é permitida a abertura de galerias, shoppings centers, comércios não essenciais, consumo em restaurantes e bares, o funcionamento de barbearias e salões de beleza, de academias e ainda de eventos, convenções e atividades culturais.

De acordo com o secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, as duas principais medidas que estão sendo tomadas pelo governo são a ampliação dos leitos e o reforço de uma campanha de conscientização para impedir a proliferação do vírus. Mesmo com as mudanças, as aulas continuam seguindo o planejamento de retomada gradativa em Guararema.

Atualmente, o Estado de São Paulo apresenta uma morte por Covid-19 a cada seis minutos.